Educação a Distância - propostas, desafios e inconsistências na formação do sujeito

Autores

  • Maria Gorete Borges Figueirêdo Universidade Católica do Salvador

Resumo

O surgimento dos cursos EaD no Brasil, abriram portas para possibilitar que pessoas que não tinham condições de acessar um curso presencial, realizassem seus sonhos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, favoreceu a chegada do ensino à distância aos lugares dos mais difíceis acessos, e às diversas camadas sociais, efetivando dessa forma, a inclusão social do conhecimento, em todo país. O caminho metodológico trilhado foi  a pesquisa bibliográfica onde foi feita a revisão de obras publicadas o que direcionou a análise do conteúdo, tendo como objetivo compreender as propostas e inconsistências da EaD na formação do sujeito. Embora seja uma modalidade de ensino que proporciona a interatividade constante do aluno com os que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, apresenta desafios os quais podemos referir à estrutura ofertada e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que incluem hardware e software aplicados em diferentes cenários da educação e da vida pessoal do aluno. Contudo, a qualidade da educação à distância depende da interação dessa estrutura ofertada, no modelo de aprendizagem desenhado, e na fomentação desse aluno de modo a estar integrado à infraestrutura de redes e serviços relacionados favorecendo a busca à todas as informações essenciais e necessárias à sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Gorete Borges Figueirêdo, Universidade Católica do Salvador

Doutora em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social –UCSAL, Prof.ª Permanente do Programa de Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC – UCSal). Docente dos cursos de graduação da Escola de Educação e Humanidades e da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da UCSal, Assistente Social e Pedagoga.

Referências

BASTOS, Manoel de Jesus. A Importância da EAD na Formação do Sujeito. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol. 14, pp. 71-81 Janeiro de 2017.

BELANGER, F.; JORDAN D. J. (2000) – Evaluation and Implementation of Distance Learning:Technologies, Tools and Techniques. USA: IdeaGroup Publishing, 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

CARMO, H. Ensino Superior a Distância. Lisboa: Universidade Aberta, 1998.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

________. Saber pensar. São Paulo: Cortez, 2000.

________. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

________. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo : Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.

GATTI, Bernadete A. Critérios de Qualidade. In: Almeida, M. E; MORAN, J. M. (Org). Integração das Tecnologias na Educação. Série Salta para o Futuro, Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 143-145.

LIMA, Marilia Freires de; ARAÚJO, Jefferson Flora Santos de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, nº 23, 22 de junho de 2021.

MELO Melissa & OLIVEIRA Edson A. - Educação a Distância: Desafios da modalidade para uma Educação 4.0 Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação - Vol. 5 nº 1 Ed. Especial: VI SEC Simpósio de Ensino de Ciências

OLIVEIRA, E. de S., FREITAS, TC, SOUSA, MR de, MESQUITA Mendes, NC da SG, ALMEIDA, T. dos R., Dias, LC, FERREIRA, ALM, & FERREIRA, APM (2020). A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19. Revista Brasileira de Desenvolvimento, 6 (7), 52860–52867. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-799

PALLOFF, RM & PRAT, Keith, Building Learning Communities in Cyberspace: effective Strategies for the Online Classroom (Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficazes para a sala de aula online). São Francisco, CA: Jossey-Bass. Creative Education , Vol.6 No.3 , 2015. Disponível em: < https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=1424129> Acesso em 21 Ago 24.

PENTEADO Regina & COSTA Belarmindo. Trabalho docente com videoaulas em EaD: dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. Revista Educ. rev. 37 • 2021 • https://doi.org/10.1590/0102-4698236284

SILVA, Rosinda et al. Certificação Intermediária nos Cursos de Tecnologia em EAD: desafios e possibilidades. In: ANAIS DO 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE Educação a Distância, 2023, Rio de Janeiro.

VENDRUSCOLO, Maria Ivanice; BEHAR, Patrícia Alejandra. Investigando modelos pedagógicos para educação a distância: desafios e aspectos emergentes. Educação. Porto Alegre, Porto Alegre , v. 39, n. 3, p. 302-311, set. 2016.

Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Semana de Mobilização Científica (SEMOC)