Ética Ambiental e Ética Animal: convergências e desacordos

Autores

  • Carlos Frederico Ramos de Jesus Universidade de São Paulo
  • Yosef Morenghi Fawcett Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar os principais pontos em comum e em desacordo entre a Ética Ambiental e a Ética Animal. Partimos de dois pressupostos. O primeiro é a necessidade de soluções tanto para a crise ambiental, ecológica e climática, quanto para a exploração animal. O segundo é que, para buscar caminhos concretos para lidar com esses problemas, precisamos de fundamentos teóricos que ofereçam diretrizes básicas de como devemos agir em relação ao mundo não humano. Trata-se justamente de explorar os campos da Ética Animal e da Ética Ambiental, cujos percursos ora se encontram, ora se afastam. Analisaremos os princípios básicos que norteiam a Ética Ambiental, com enfoque na corrente ecocêntrica ou holística, que atribui valores próprios aos conjuntos naturais. Com isso, será possível situar sua posição frente à preocupação com os animais. Passando para a Ética Animal, buscaremos sintetizar os argumentos básicos da teoria dos Direitos dos Animais, sem pretensão de exaurir a posição de todos os autores, mas concentrando-se nas suas linhas gerais. Assim, veremos que bases a Ética Animal oferece para a proteção ambiental. A partir da análise comparativa entre os respectivos escopos de atenção moral, veremos os aspectos convergentes e divergentes das teorias. Diante disso, encontramos na Ética Animal uma posição argumentativa mais consistente, com fundamentos sólidos tanto para a proteção dos animais quanto para a proteção do meio ambiente, por meio da consideração moral direta dos primeiros e indireta dos segundos.

Biografia do Autor

Carlos Frederico Ramos de Jesus, Universidade de São Paulo

Professor contratado da Faculdade de Direito da USP (FD-USP). Coordenador do Grupo de Estudos de Ética e Direito Animal (GEDA-FD-USP). Membro do Oxford Centre for Animal Ethics. Membro consultor da Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais do Conselho Federal da OAB. Membro do Grupo de Estudos de Ética e Direito dos Animais do Diversitas (FFLCH-USP).

Yosef Morenghi Fawcett, Universidade de São Paulo

Estudante do 6º semestre da Faculdade de Direito da USP (FD-USP). Membro da Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto (CPaNN-FD-USP). do Grupo de Estudos de Ética e Direito Animal (GEDA-FD-USP). Membro do Núcleo de Direito, Internet e Sociedade (NDIS-FD-USP).

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Ramos de Jesus, C. F., & Morenghi Fawcett, Y. (2022). Ética Ambiental e Ética Animal: convergências e desacordos. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 5(1), p. 89–109. Recuperado de https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/984