Estudo bioético sobre tomada de decisão dos tutores de animais de companhia e médicos veterinários sobre eutanásia

Autores

  • Josué Lopes
  • Dirce Bellezi Guilhem

Resumo

A prática da Eutanásia em animais de companhia, referenciados como cães e gatos, é um tema polêmico. O relacionamento entre tutores e médicos veterinários pode mostrar-se conflituoso quando se torna necessária a indicação do procedimento. Independente do motivo que ocasiona a indicação, o principal objetivo é o de colocar fim ao sofrimento do animal. A Bioética pode contribuir para mediar essa reflexão considerando suas ferramentas analíticas e propositivas. Este estudo teve como objetivo divulgar a importância do diálogo entre os atores envolvidos quando se deparam com a necessidade de tomar a decisão no melhor interesse do animal.

Biografia do Autor

Josué Lopes

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB)

Dirce Bellezi Guilhem

Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Doutora.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Lopes, J., & Guilhem, D. B. (2022). Estudo bioético sobre tomada de decisão dos tutores de animais de companhia e médicos veterinários sobre eutanásia. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 5(1), p. 150–161. Recuperado de https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/983