Precariedade, (anti)especismo e enquadramento: notas sobre os direitos animais em Judith Butler

Autores

  • Cícero Krupp da Luz Faculdade de Direito do Sul de Minas (Pouso Alegre, MG), Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP (São Paulo, SP).
  • Igor de Kássius Toledo Almeida Braga Faculdade de Direito do Sul de Minas (Pouso Alegre, MG).

Resumo

O presente artigo busca esquadrinhar quais as contribuições dos estudos até então desenvolvidos pela filósofa estadunidense Judith Butler (1956-) aos direitos animais, cujas matizes adquirem expressão e vigor na reconsideração da ontologia social de todo ser vivente. Para tanto, serão resgatados, de início, alguns dos conceitos basilares da sua linha de pensamento, em especial a ideia de precariedade, dotada de um significado político corporificado que em muito ultrapassa os caracteres antropocentrados. Em seguida, pretende-se melhor adentrar nos desdobramentos dessa premissa para a tutela dos interesses animalistas, não só explorando a (diferença na) espécie biológica como dispositivo de controle, mas também repensando as condições em que florescem as normas de reconhecimento. Por fim, o texto avançará pelos dilemas de enquadramento e aparição de existências outras que não humanas, de modo a construir, a partir das diretivas butlerianas, alianças entre vidas precárias sob enfoques antiespecistas.Mestrando em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e Taxista CAPES. Pós-graduado em Direito Ambiental pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pós-Graduando em Direito Animal pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER)/ESMAFE. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM).

Biografia do Autor

Cícero Krupp da Luz, Faculdade de Direito do Sul de Minas (Pouso Alegre, MG), Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP (São Paulo, SP).

Doutor em Relações Internacionais pela USP (Bolsa FAPESP) com período de estudos na Sciences Po Paris. Mestre em Direito Público (Bolsa CNPq) e Bacharel em Direito pela UNISINOS. Especialização em andamento em Data Science e Analytics pela USP/Esalq. Professor integrante ao projeto de pesquisa da Fecap/SP, financiado pela Cátedra Jean Monnet, intitulado: European External Policies for Human Rights and Democracy: vulnerable groups empowerment through a new business culture. Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e do Mestrado em Constitucionalismo e Democracia da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Gestor do Núcleo de Pesquisa da FDSM. Professor de Relações Internacionais da FECAP/SP.

Igor de Kássius Toledo Almeida Braga, Faculdade de Direito do Sul de Minas (Pouso Alegre, MG).

Mestrando em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e Taxista CAPES. Pós-graduado em Direito Ambiental pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pós-Graduando em Direito Animal pelo UNINTER/ESMAFE. Bacharel em Direito pela FDSM.

Downloads

Publicado

2021-11-20

Como Citar

Luz, C. K. da, & Braga, I. de K. T. A. (2021). Precariedade, (anti)especismo e enquadramento: notas sobre os direitos animais em Judith Butler. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 4(2), p. 122–141. Recuperado de https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/980

Edição

Seção

Prêmio Tobias Barreto de Direito Animal