O respeito à sustentabilidade, qualidade de vida e saúde na promoção do bem-estar animal

Autores

  • Raquel Torres de Brito Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Resumo

A sociedade contemporânea, marcada por condutas antropológicas cada vez mais exploratórias e desrespeitosas frente à natureza, precisa se conscientizar quanto ao comprometimento da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar de todos os seres que integram a vasta biodiversidade ecossistêmica. Por meio disso, ampliar a reflexão quanto a importância da adoção de atitudes e de planejamentos que sejam mais protetores e efetivos quanto ao meio ambiente e a própria saúde, demonstra preocupação quanto a manutenção da vida humana, mas também dos animais. Nesse prisma, considerando-se as fortes mazelas socioambientais proveniente da relação desequilibrada e desprovida de qualidade ecológica entre a natureza e o ser humano, a COVID19 ganha um ponto de destaque, afetando a qualidade de vida humana e igualmente a não humana. Nessa linha intelectiva, o artigo em baila objetiva expor algumas reflexões provenientes da conscientização sustentável na perspectiva da importância da formação de um meio ambiente, dotado de saúde e qualidade de vida, como um direito pertencente, da mesma forma, aos animais. Nesse intento, fez-se uso do método dedutivo, com natureza qualitativa, por meio de pesquisas doutrinárias de autores nacionais e estrangeiros que contribuem com a relevância do tema.

Biografia do Autor

Raquel Torres de Brito Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Defensora animal. Mestranda em Direito (Pós-Graduação Stricto Sensu) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil. Advogada (ambientalista e animalista) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aracaju-SE, Brasil. Membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) da OAB/SE. Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Advocacia Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-02-17

Como Citar

Brito Silva, R. T. de. (2021). O respeito à sustentabilidade, qualidade de vida e saúde na promoção do bem-estar animal. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 3(2), p. 88–99. Recuperado de https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/827