Um estudo sobre a utilização dos animais em pesquisas científicas no Brasil

Autores

  • Ana Carolina Correia da Silva Aguiar
  • Emerson Silva Serra Universidade Federal da Bahia
  • Olívia Lorena Correia da Silva Aguiar
  • Tagore Trajano de Almeida Silva Universidade Católica de Salvador/BA e Universidade Federal da Bahia.

Resumo

Experimentos científicos em animais não humanos configura-se uma prática histórica com registros desde a Grécia Antiga, contudo, em sociedades preocupadas com o bem-estar e proteção animal verifica-se grandes debates acerca da sua utilização. Cientistas acreditam que o procedimento é necessário, enquanto que as comunidades protetoras de animais afirmam que existem alternativas para tal modalidade. Esses interesses conflitantes, ocasionaram a regulamentação moral, ética e jurídica do uso de animais em pesquisas científicas no Brasil e no mundo, objetivando acabar com atos de crueldades excessivos e aprimorar os métodos de estudos científicos. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é averiguar como a moralidade e a ética na utilização de animais em pesquisas científicas foi essencial para a proteção animal, sobretudo no Brasil, assim como analisar métodos alternativos a esse tipo de pesquisa.

Biografia do Autor

Ana Carolina Correia da Silva Aguiar

Pós-graduanda em Direito Público pela Universidade Salvador (Unifacs). Bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal)

Emerson Silva Serra, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduando em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Pós-Humanismo - NIPEDA (www.nipeda.direito.ufba.br).

Olívia Lorena Correia da Silva Aguiar

Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Baiana de Direito. Bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Tagore Trajano de Almeida Silva, Universidade Católica de Salvador/BA e Universidade Federal da Bahia.

Pós-doutor em Direito pela Pace Law School, New York/USA. Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com estágio sanduíche como Visiting Scholar na Michigan State University (MSU/USA). Pesquisador Visitante da University of Science and Technology of China (USTC/China). Professor Visitante da Pace Law School, Williams College e Lewis & Clark Law School. Ex-Presidente do Instituto Abolicionista pelos Animais (www.abolicionis-moanimal.org.br). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Pós-Humanismo - NIPEDA (www.nipeda.direito.ufba.br)

Downloads

Publicado

2021-02-17

Como Citar

Aguiar, A. C. C. da S., Serra, E. S., Aguiar, O. L. C. da S., & Trajano de Almeida Silva, T. (2021). Um estudo sobre a utilização dos animais em pesquisas científicas no Brasil. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 2(2), p. 25–40. Recuperado de https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/804