Vulnerabilidade das mulheres grávidas em comunidades étnico-culturais da Guiné-Bissau

a contribuição da bioética principialista na proteção à saúde

Autores

  • Justo José de Pina Universidade Católica do Salvador
  • Laura Cecilia Fagundes dos Santos Braz Universidade Católica do Salvador

Resumo

O presente artigo foi elaborado em cumprimento das atividades curriculares do programa de pós-graduação em Direito na Universidade Católica do Salvador. O seu conteúdo é essencialmente composto de descrição da situação das mulheres grávidas das comunidades étnico-culturais da Guiné-Bissau e como a Bioética Principialista pode contribuir de forma a minimizar a vulnerabilidade destas mulheres.

Biografia do Autor

Justo José de Pina, Universidade Católica do Salvador

Mestrando em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau.

Laura Cecilia Fagundes dos Santos Braz, Universidade Católica do Salvador

Doutora em Direito pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Mestra em Direito pela Universidade Tiradentes-UNIT e Especialista em Direito Público pela UNIASSELVI. Servidora da Escola do Legislativo de Sergipe - ELESE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Processo Legislativo (Líder: Prof. Dr. João Trindade Cavalcante Filho). Presidenta do Núcleo de Estudos e Prática em Direito Animal e da Natureza ? NEPDAN/Instituto Brasileiro Novas Conexões Educacionais (IBNCE). Embaixadora EcoWomen. Conselheira Editorial e Científica da NAVIDA Editora e Editora Mente Aberta. Pesquisadora do Brazilian Academy of Animal Law and Environmental Earth Sciences ? BRAES (Academia Brasileira de Direito Animal e Ciências da Terra) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Pós-Humanismo (NIPEDA). Coordenadora de obras jurídicas. Autora de artigos científico-jurídicos. Mentora da Pesquisa e Escrita Científicas. Parecerista da Revista do UniCEUB. Comentora e Coordenadora do MUDA (Mulheres Pesquisadoras do Direito Animal). Acadêmica da Faculdade de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Conselheira Fiscal Suplente do Instituto Abolicionista Animal-IAA. Ex-Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE. Ex-Conselheira Titular no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (OAB/SE). Ex-Assessora Técnico-Jurídica da Fundação Hospitalar de Saúde/SE. Experiência em Advocacia, especialmente em Direito Cível, Consumidor, Ambiental e Animal. Assessoria e Assistência de Magistrado. Ex-Subsecretária Substituta da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE). Palestrante (temas jurídicos, notadamente na área de Direito Animal e Direito Ambiental). Comentora do Curso "Descomplicando o TCC". Professora de Língua Portuguesa em projetos voluntários. Coordenadora e Facilitadora de oficinas e minicursos com temas voltados ao Direito Animal e Direito Ambiental. Escritora. Poetisa. Técnica Judiciária e Conciliadora do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE).

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Pina, J. J. de, & Fagundes dos Santos Braz, L. C. (2024). Vulnerabilidade das mulheres grávidas em comunidades étnico-culturais da Guiné-Bissau: a contribuição da bioética principialista na proteção à saúde. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 7(1-2), Em breve. Recuperado de https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/1398