O masculinismo no episódio da invasão do Capitólio

Um ensaio crítico

Autores

  • Ana Paula Assumpção
  • Fabio A. G. Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Fernando Ziderich do Amaral

Resumo

Neste artigo, objetivamos analisar diferentes aspectos que compõem o episódio da invasão do Capitólio nos Estados Unidos da América em janeiro de 2021. Para tal, elencamos seis eixos de análise que possibilitam um ensaio preliminar sobre camadas ético-políticas pouco evidenciadas pelos principais meios de comunicação que se propuseram a analisar o caso ao redor do mundo: gênero/sexualidade; branquitude; nacionalismo; colonialismo; antropocentrismo; e carnofalogocentrismo. Um ensaio combinado de tais aspectos possibilitam uma avaliação preliminar atenta sobre os signos expressos na topografia (nostálgica) da invasão do Capitólio.

Biografia do Autor

Fabio A. G. Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de Filosofia da Educação junto ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense; membro permanente do Programa de Pós-Graduacao em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da Universidade Federal Fluminense, atuando na linha de pesquisa Bioética e Ética Aplicada; membro permanente do Programa de Pós-Graduacao em Ensino (PPGEn) da Universidade Federal Fluminense, atuando na linha de pesquisa Epistemologias do Cotidiano e Práticas Instituintes. Possui doutorado em Filosofia pela UFRJ (período como pesquisador visitante no Center for Moral, Social and Political Theory da Australian National University - ANU), mestrado em Filosofia e graduações em Administração e Filosofia.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Assumpção, A. P., Oliveira, F. A. G., & Ziderich do Amaral , F. (2024). O masculinismo no episódio da invasão do Capitólio: Um ensaio crítico. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 7(1-2). Recuperado de https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/1312