Futuras gerações empáticas e compassivas com os animais: utopia ou realidade?
Palavras-chave:
Animais não humanos, Compaixão, Empatia, Pós-humanismo, Sujeito de direitosResumo
Este ensaio tem por objetivo provocar a necessária reflexão acerca da educação que as crianças e adolescentes têm recebido, na família, na escola e no convívio social, no que diz respeito às questões afetas ao mundo em que vivemos e nossa interação com os animais e a natureza. A pergunta que se propõe é se as futuras gerações estão sendo educadas para, cada vez mais, alargar o círculo de compaixão e empatia para com os animais e todos os seres vivos ou, em uma visão “humanocentrada”, estão perpetuando o utilitarismo. A metodologia usada é a revisão bibliográfica com incursão na doutrina, na jurisprudência e na literatura. O estudo multidisciplinar perpassa por questões morais e éticas, com a proposta de uma educação que valorize e respeite todas as formas bióticas e abióticas na construção do porvir. Queremos crer que a percepção de que somos seres empáticos e compassivos pode impactar positivamente na família, na sociedade e no planeta.Referências
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