Aspectos ético-jurídicos da clonagem animal: uma análise à luz do filme Jurassic World – Domínio

Autores

  • Patricia de Albuquerque Sobreira Instituto de Ensino Superior de Fortaleza
  • Rogério Santos Rammê Instituto de Ensino Superior de Fortaleza

Palavras-chave:

experimentação animal, clonagem, bioética, dignidade animal

Resumo

O tema é a clonagem animal e suas implicações éticas e jurídicas a partir da análise do filme “Jurassic World – Domínio”. A investigação foi constituída em momentos distintos: inicialmente analisou Lei Arouca sobre Experimentação animal subsidiando a construção do referencial teórico sobre os indicadores utilizados na pesquisa, dando ênfase aos métodos alternativos; em um segundo momento, verificou-se a Clonagem Animal no Projeto de Lei 5010/13, que dispõe sobre o controle de material genético animal e sobre a obtenção e o fornecimento de clones de animais domésticos destinados à produção de animais domésticos de interesse zootécnico e que foi aprovado em dezembro de 2021 pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Analisou-se o filme “Jurassic World – Domínio” lançado em junho e que também faz referência à clonagem de animais. Após, realizou-se análise da pesquisa com turma do curso de Pós- Graduação em Direito Animal do Instituto de Ensino Superior de Fortaleza através de questionários, onde foi observada a preocupação dos discentes aos dilemas éticos sobre as pesquisas científicas da clonagem dos animais. Finalmente, o que se propôs através dos resultados é a triangulação dos dados visando uma melhor compreensão de seus objetivos. Apresentou-se uma revisão de literatura embasada em trabalhos científicos contidos nas bases de dados eletrônicos. O marco teórico foi baseado nos conceitos de Experimentação Animal, Clonagem, Bioética, Dignidade, apoiando-se em diferentes contribuições teóricas e dialogando com diferentes autores. É uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, com base no método hermenêutico, coleta de dados através de questionários e técnica de análise de conteúdo. Pretendeu-se concluir que diversos são os posicionamentos éticos sobre a matéria que podem conviver harmoniosamente onde o pensar científico e o agir técnico se subsumam a um determinado marco ético democraticamente instituído, com respeito à vida e à dignidade animal.

 

Referências

BORDIGNON, V.; SMITH, L.C. IN: GONSALVES, P.B.D.; FIGUEIREDO, J.R.; FREITAS,V.J.F. Biotecnologias aplicadas à reprodução,v.1.p281-302.ed. Roca, São Paulo, 2002.

BRASIL, Projeto de Lei nº 5010/2013. Dispõe sobre o controle de material genético animal e sobre a obtenção e o fornecimento de clones de animais domésticos destinados à produção de animais domésticos de interesse zootécnico. 2013.

BRASIL, Lei n 11. 794, de outubro de 2008. Regulamenta procedimentos para o uso científico de animais. 2008.

CARLIN, V.I. Deontologia Jurídica: Ética e Justiça. Florianópolis: Obra Jurídica, 1996.

CASPAR, J.. O art. 20 da Lei Fundamental da Alemanha e o novo objetivo estatal de proteção aos animais. In: MOLINARO, C. A.; S., I. W.; FENSTERSEIFER, T. (Orgs.). A dignidade da vida e os direitos fundamentais para além dos humanos: uma discussão necessária. Belo Horizonte: Fórum 2008.473-492.

FEIJÓ, A. G. S.; BRAGA, L. M. G. M.; PITREZ, P. M. C., Animais na pesquisa e no ensino: aspectos éticos e técnicos, Ed. EDIPUCRS, Porto Alegre, 2010.

GREIF, S.; TRÉZ, T. A. A verdadeira face da experimentação animal: a sua saúde em perigo. Rio de Janeiro: Sociedade Educacional “Fala Bicho”, 2000.

HEYMAN, Y.; RENARD, J.P. Cloning of domestic species. Anim. Reprod. Sci., Amsterdam, v.42, p.427-436, 1996.

NEVES, J.P.; MIRANDA, K.L.; TORTORELLA, R.D. Progresso científico em reprodução na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Zootecnia, v.39, p.414-421, 2010 (supl.especial).

RIVERA, E.. Ética na experimentação animal e alternativas ao uso de animais em Pesquisa e Teste. Goiânia, 2006.

SARLET, I. W.; FENSTERSEIFER, T.. Algumas notas sobre a Dimensão Ecológica da Dignidade da Pessoa Humana e sobre a Dignidade da Vida em geral. In: MOLINARO, C. A.; SARLET, I. W.; FENSTERSEIFER, T. (Orgs.). A dignidade da vida e os direitos fundamentais para além dos humanos: uma discussão necessária. Belo Horizonte: Fórum 2008. P. 175-205.

SANTOS, C. I. Experimentação Animal e Direito Penal – O Crime de Crueldade e Maus-Tratos à Luz da Teoria do Bem Jurídico. Ed. Juruá, Curitiba, 2015.

VAIANO, B. Como foi a Clonagem da Ovelha Dolly. Revista Galileu. Disponível em <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/07/como-foi-clonagem-da-ovelha-dolly.html>. Acesso em 30 julho de 2022.

WILMUT, I.; SCHNIEKE, A.E.; MCWHIR, J.; KIND, A.J.; CAMPBELL, K.H.S. Viable offspring derived from fetal and adult mammalian cells. Nature, 385, 810-813, 1997.

Downloads

Publicado

2022-12-04

Como Citar

Sobreira, P. de A., & Rammê, R. S. (2022). Aspectos ético-jurídicos da clonagem animal: uma análise à luz do filme Jurassic World – Domínio. Revista Latino-Americana De Direitos Da Natureza E Dos Animais, 5(2), p. 107–128. Recuperado de https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/rladna/article/view/1077