Sobre a Revista

Foco e Escopo

► A Revista Latino-Americana de Direitos da Natureza e dos Animais surgiu em 2018 por iniciativa de pesquisadores vinculados à Asociación Latinoamericana de Derecho Animal (ALDA) que buscavam prosseguir na difusão do conhecimento sob um olhar transcende ao paradigma hegemônico antropocêntrico.

► Este periódico está indexado no Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (LATINDEX) no endereço: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=31158; no Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) no endereço: https://periodicos.ucsal.br/index.php/rladna; e no diretório de periódicos Diadorim do IBICT do Ministério da Ciência e Tecnologia, conforme o endereço: http://diadorim.ibict.br/handle/1/3147.

► Os direitos da natureza, as éticas ambientais, os estudos animais e o direito animal constituem a linha editorial da Revista, e qualquer trabalho encaminhado para publicação deverá ser inédito no Brasil.

► Este periódico está vinculado ao grupo de pesquisa Academia Brasileira de Direito Animal e Ciências da Terra (ABDA)  do Programa de Pós-graduação em Direito stricto sensu da UCSAL e à Asociación Latinoamericana de Derecho Animal (ALDA).

► O mínimo de 75% dos manuscritos publicados representam pesquisa original nos campos que compõem o escopo deste periódico.

► A estatística de citações deste periódico pode ser identificada na plataforma Google Scholar da Revista Latino-Americana de Direitos da Natureza e dos Animais, situada no endereço: https://scholar.google.com.br/citations?user=vQOAUJ0AAAAJ&hl=pt-BR&authuser=5.

Processo de Avaliação pelos Pares

► Os manuscritos enviados à Revista Latino-Americana de Direitos da Natureza e dos Animais são avaliados pelo processo anônimo de avaliação por pares - blind peer review – e deverão cumprir as normas de formatação de artigos estabelecidas pela ABNT.

► Este processo de avaliação se desenvolve em duas etapas: inicialmente, será avaliada a sua adequação à linha editorial da Revista, seguida de uma avaliação duplo-cega (Double blind peer review), por doutores em Direito, em Ciências Humanas e Áreas Afins, brasileiros ou estrangeirosde diversas instituições de ensino superior, que desconhecem os autores, da mesma forma que os autores desconhecem os avaliadores, em razão do anonimato que é garantido aos manuscritos. Em caso de empate, o artigo será submetido a um terceiro avaliador ad hoc, para apresentar um parecer terminativo sobre a aprovação ou rejeição do texto.

► Em caso de aprovação com ressalvas ou rejeição, os pareceres, preservado o anonimato dos avaliadores, serão encaminhados para o autor do manuscrito, a fim de que este tome ciência do conteúdo do parecer e, se for o caso, incorpore as modificações sugeridas e, posteriormente, seja novamente remetido para este periódico, ou, no caso de rejeição, reformule o texto para fins de nova submissão.

Periodicidade e Fluxo Contínuo

A periodicidade desta revista eletrônica é anual e de fluxo cont´ínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre (open access) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Portanto, em razão dessa política de gratuidade (Gratis open access policy), os autores estão isentos de quaisquer taxas de publicação, não sendo cobrados quaisquer valores para submissão de manuscritos e, também, não é cobrado nenhum valor para se ter acesso aos artigos, resenhas e documentos publicados neste periódicos.

 

Compromisso com a exogenia

Esta revista estimula fortemente a participação de autores alheios à instituição editora, sendo caracterizada por um altíssimo índice de exogenia de suas publicações.

Índices de exogenia (considerando autores sem qualquer filiação institucional no estado da Bahia): 

  • 81,25% (dados de 2018); 
  • 68,75% (dados de 2019); 
  • 79% (dados de 2020); e 
  • 94,7% (dados de 2021).

Licença Creative Commons - Atribuição

A licença Creative Commons adotada é a Atribuição (CC-BY), sendo permitido que outrem distribua, remixe, adapte e crie a partir dos trabalhos publicados neste periódico, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Fontes de Apoio

Agradecemos ao Instituto Abolicionista Animal (IAA) e à Asociación Latinoamericana de Derecho Animal (ALDA) pelo apoio institucional dado ao periódico.

Histórico do periódico

História:

Criado em 2018, a história do periódico é divida em duas fases: a primeira (2018-2019), marcada pela fundação e consolidação, enquanto a segunda, iniciada a partir do segundo semestre de 2019, tem sido marcada por um contínuo aperfeiçoamento com a indexação em bases internacionais.

Editores-chefe do periódico:

1ª fase: Tagore Trajano de Almeida Silva (2018-2019).

2ª fase: Tagore Trajano de Almeida Silva e Thiago Iraporanga Pires-Oliveira (2019-atual).