CONTRADIÇÕES EM PROBLEMÁTICAS DO DESENVOLVIMENTO SOB PLANEJAMENTO DO RURAL E DO URBANO

Autores

  • Cristina Maria Macêdo de Alencar

DOI:

https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n2-1

Resumo

Este artigo apresenta reflexões que apontam a necessidade de problematizar as construções sociais configuradas como rural e o urbano, inerentes a processos de desenvolvimento enquanto par dialético de contradições que figuram questões do desenvolvimento planejado. Explicita-se a relevância do dossiê Questões rurais e urbanas na reprodução de desigualdades socioespaciais e ambientais sob intervenção planejada para o Desenvolvimento, tendo em vista que aquele par dialético é recorrentemente secundarizado em suas dinâmicas relacionais e peculiares no uso das ciências sociais aplicadas ao planejamento urbano e regional. Evidencia-se, também, a imbricação entre desafios postos pela dinâmica da realidade social e o compromisso e responsabilidade dos cientistas em suas práticas sociais de pesquisadores interferentes no processo histórico que atinge de modo desigual os diferentes segmentos populacionais humanos e a natureza não humana. A base analítica dessas reflexões está na diversidade de resultados de pesquisas que compõem este dossiê.

Referências

FURTADO, Celso. A Responsabilidade dos Cientistas. Revista Brasileira, fase 7, ano 9, n. 37, p. 19-24, out./nov. 2003.

BACHELAR, Gaston. O Novo Espírito Científico. Tradução: Antônio José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 2008. 176 p. Título original: Le nouvel esprit Scientifique, 1934.

HAESBAERT, Rogério. Território e Descolonialidade: sobre o giro (multi)territorial/de(s)colonial na América Latina. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Niterói: Programa de Pós-Graduação em Geografia; Universidade Federal Fluminense, 2021. 396 p.

MARCELO, Valter Luiz dos Santos; ALENCAR, Cristina Maria Macêdo de. Relações campo-cidade e rural-urbano em cidades médias nos programas de doutorado na área Planejamento Urbano, Regional e Demografia. In: ALENCAR, Cristina Maria Macêdo de; SILVA, Maina Pirajá; PAIXÃO, Luis Henrique Couto. (org.). O rural e o urbano em pauta. Salvador: Editora UCSAL, 2021. (No prelo, s. p.).

MONTE-MÓR, Roberto Luís de Melo. O tema do desenvolvimento no contexto da ANPUR: uma reflexão crítica preliminar. R. B. Estudos Urbanos e Regionais, v. 15, n. 1, p. 107-124, maio 2013.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

de Alencar, C. M. M. (2021). CONTRADIÇÕES EM PROBLEMÁTICAS DO DESENVOLVIMENTO SOB PLANEJAMENTO DO RURAL E DO URBANO. Revista Territorialidades, 1(2), 04–09. https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n2-1

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.