SITUAÇÃO DE REFÚGIO E ENSINO SUPERIOR NAS IFES: UM PASSO EM DIREÇÃO À INTEGRAÇÃO?

Autores

  • Elisa De Carvalho
  • Elisa Perelles
  • Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza

DOI:

https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n2-2

Resumo

O crescente número de refugiados recebidos recentemente pelo Brasil traz à luz inúmeros debates de dimensões econômica, política, social e, também, educacional. O presente artigo amplia o conceito de educação e discute ações afirmativas destinadas à população refugiada no contexto das Instituições de Ensino Superior Federal. Com uma metodologia construída pela revisão bibliográfica e documental, esta pesquisa qualitativa de natureza exploratória e aplicada traz como estudo de caso o programa Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cujas práticas de integração serão analisadas segundo o marco de referência de Gidley et al., representado pelos 3 E's: equidade de acesso, engajamento participativo e empoderamento. Para tal, inicialmente, são discutidos os dispositivos legais de proteção aos refugiados no Brasil e no mundo, para, em seguida, vincular o acesso ao ensino superior como mecanismo de exercício de cidadania e integração na sociedade de acolhimento. Como resultado, conclui-se que, entre 2014 e 2019, grande parte das ações desenvolvidas pelo programa visa promover a equidade de acesso e engajamento participativo, demonstrando, no entanto, uma lacuna potencial no que concerne à dimensão de empoderamento.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

De Carvalho, E., Perelles, E., & Figueiredo Gomes de Meza, M. L. (2021). SITUAÇÃO DE REFÚGIO E ENSINO SUPERIOR NAS IFES: UM PASSO EM DIREÇÃO À INTEGRAÇÃO?. Revista Territorialidades, 1(2), 10–24. https://doi.org/10.17648/revistaterritorialidades-v1n2-2

Edição

Seção

Dossiê

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