Competências constitucionais e responsabilidade ambiental dos entes públicos no brasil: reflexões para uma nova repartição

Autores

  • Vinicius Cardona Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este trabalho se presta a identificar problemas na repartição de competências constitucionais em matéria ambiental no Brasil, especialmente a superposição e conflitos de atribuições legislativas e administrativas entre os entes federativos, bem como a consequente repercussão desse fenômeno na responsabilização dos Estados, Municípios e União por danos ambientais. Parte-se de a uma abordagem histórica do federalismo e seu desenvolvimento no contexto do constitucionalismo brasileiro, especialmente. Descrevem-se os problemas em torno da distribuição de competências ambientais na Constituição Federal de 1988, sobretudo no que tange aos problemas das competências comuns e os corolários sobre o instituto da responsabilidade objetiva dos entes públicos por danos ambientais. Apresentam-se distintas abordagens teóricas acerca da relação Ética, Política, Direito e Economia na ereção de uma tutela ecológica eficiente, com propostas de diretrizes hermenêuticas e modificações na legislação infraconstitucional brasileira.

Palavras-chave: federalismo; competências constitucionais; meio ambiente; responsabilidade civil; Ética. 

Biografia do Autor

Vinicius Cardona, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia. Bacharelando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Procurador do Estado da Bahia.

E-MAIL: viniciuscardona@hotmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2322730324560296

Referências

ALEXY. Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Trad. Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008.

ANTUNES, Paulo de Bessa. Federalismo e competências ambientais no Brasil. 2 ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2015.

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Trad. Sebastião Nascimento. São Paulo: Ed. 34, 2010.

BRASIL. Constituição Federal de 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20 ago. 2020.

BRASIL. Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011. Fixa normas, nos termos dos incisos III, VI e VII do caput e do parágrafo único do art. 23 da Constituição Federal, para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora; e altera a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp140.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Resolução Conama nº 237, de 19 de dezembro de 1997. Dispõe sobre os procedimentos e critérios utilizados no licenciamento ambiental e no exercício da competência, bem como as atividades e empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html. Acesso em: 20 ago. 2020.

CAPRA, Fritjof; MATTEI. Ugo. A Revolução Ecojurídica: o Direito Sistêmico em Sintonia com a Natureza e a Comunidade. Trad. Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Ed. Cultrix, 2018.

CARVALHO, Délton Winter de. Gestão jurídica ambiental. São Paulo: Editora RT, 2017.

GALLIE, W.B. Essentially Contested Concepts. Proceedings of the Aristotelian Society, Vol. 56 (1955 - 1956).

HAMILTON, Alexander; MADISON, James; JOHN, Jay. O Federalista. Trad. Leônidas Contijo de Carvalho. In: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Trad. Mário Matos. Lisboa: Instituto Piaget, 1987.

HESÍODO. Teogonia – a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. 3 ed. São Paulo: Editora Iluminaturas, 1995.

HESSE, Konrad. Elementos de Direito Constitucional da República Federal Alemã. Trad. Luis Afonso Heck. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editor, 1998.

JOHNSON, Paul. Churchill. Trad. Gleuber Vieira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Editora Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.

MENDES, Gilmar Ferreira. et al. Curso de Direito Constitucional. 6 ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2011.

NABUCO, Joaquim. A parte da América na Civilização. In: MELLO, Evaldo Cabral de. (Org.). Essencial Joaquim Nabuco. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2010.

POSNER. Richard A. A economia da justiça. Trad. Evandro Ferreira e Silva. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Trad. Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

______. A ideia de justiça. Trad. Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

VILLAR, Pilar Carolina. O Licenciamento Ambiental: competência, procedimento, fiscalização. In: CIBIM, Juliana Cassano; VILLAR, Pilar Carolina (orgs). Direito Ambiental Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2017.

Downloads

Publicado

2021-02-06