ESTUDO SOCIOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO PARDO: IRRIGAÇÃO, MONOCULTURAS E CRISE HÍDRICA

Autores

  • Joaci de Sousa Cunha (CEAS/UCSal)
  • Gilca Garcia Oliveira PPGE/UFBA
  • Maicon Leopoldino de Andrade CEAS

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2019.n246.p227-247

Palavras-chave:

Problemática socioambiental. Bacia hidrográfica do rio Pardo. Crise hídrica

Resumo

Resultado de pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Ação Social, o presente relatório expoe de forma direta, sem maiores análises, os resultados da investigação realizada por seus autores a respeito da problemática socioambiental na bacia hidrográfica do rio Pardo, especialmente em suas porções média, no sudoeste da Bahia, e alta, no norte de Minas Gerais.

De Porto de Santa Cruz, em Cândido Sale saté, até desaguar em Canavieiras, o rio Pardo percorre  345 km em terras baianas do seu trajeto total de 565 km. É verdade que a cada período com menos água. Não por causa exclusiva da redução das chuvas. Mas porque agora suas águas têm dono, ou será que poderíamos dizer expropriadores?...

Biografia do Autor

Joaci de Sousa Cunha, (CEAS/UCSal)

Advogado, assessor do Ceas, co-editor dos Cadernos do Ceas e Pós-doutorando no Programa de Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (PPGPSC-UCSal), onde discute os conflitos agrários e socioambientais na bacia do Rio Pardo nos Estados da Bahia e Minas Gerais.

Gilca Garcia Oliveira, PPGE/UFBA

Professora da Universidade Federal da Bahia, onde leciona as disciplinaS Desenvolvimento Socioeconômico, Teorias do Desenvolvimento, Desenvolvimento Comparado e Economia Rural. Atua no projeto Geografar e nos Programas de Pós-Graduaçao em Economia (PPGE/UFBA) e em Geografia (POSGEO/UFBA).

Maicon Leopoldino de Andrade, CEAS

Agrônomo, e mestre em Geografia Agrária pela UFBA, assessor do Ceas e pesquisador vinculado ao Projeto Geografar.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Cunha, J. de S., Oliveira, G. G., & Andrade, M. L. de. (2019). ESTUDO SOCIOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO PARDO: IRRIGAÇÃO, MONOCULTURAS E CRISE HÍDRICA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (246), 227–247. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2019.n246.p227-247

Edição

Seção

Notas de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.