AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DOS COORDENADORES DO PROSAVANA PARA A LEGITIMAÇÃO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO

Autores

  • Fernanda Maria Baraúna de Freitas Aragão Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Elsa Sousa Kraychete UFBA

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n245.p429-463

Palavras-chave:

ProSAVANA. Desenvolvimento. Articulação Social. Sociedade Civil. Comunicação.

Resumo

O Programa de Cooperação Tripartida para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical de Moçambique (ProSAVANA) tem sido analisado sob diferentes aspectos. Neste artigo, a proposta é refletir sobre as estratégias de comunicação desenvolvidas pelos coordenadores do programa com o intuito de legitimá-lo. Criado sob a justificativa de promover o desenvolvimento agrícola sustentável para melhorar as condições de vida da população do Corredor de Nacala (norte moçambicano), o ProSAVANA, celebrado entre Japão, Brasil e Moçambique revela, em essência, favorecer a expansão do agronegócio na África. Ao incentivar o aumento da produtividade da produção de alimentos por meio da mecanização e utilização de agrotóxicos, mostra-se fiel ao projeto de desenvolvimento econômico que é próprio do sistema capitalista com suas contradições. Desde 2012, estratégias de comunicação e engajamento têm sido utilizadas para garantir a legitimidade do programa de cooperação. Em contrapartida, por meio de diferentes ações, cuja maior expressão é a campanha “Não ao ProSAVANA”, a articulação formada por camponeses, movimentos sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e acadêmicos tem oferecido resistência. Entretanto, no percurso de luta para propor alternativas e barrar a concretização do ProSAVANA com benefícios especiais ao agronegócio, os grupos têm enfrentado problemas como a cooptação de lideranças e a falta de transparência.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Baraúna de Freitas Aragão, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Jornalista e Mestra em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais/Universidade Federal da Bahia.

Elsa Sousa Kraychete, UFBA

Economista. Professora do Programa de Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia/Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2018-12-05

Como Citar

Aragão, F. M. B. de F., & Kraychete, E. S. (2018). AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DOS COORDENADORES DO PROSAVANA PARA A LEGITIMAÇÃO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (245), 482–516. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n245.p429-463

Edição

Seção

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