A CIDADE DO MEDO: SEGREGAÇÃO, VIOLÊNCIA E SOCIABILIDADE URBANA EM SALVADOR

Autores

  • Rafael de Aguiar Arantes

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p45-73

Resumo

Este Artigo discute os sentimentos de medo e insegurança que têm tomado conta dos grandes centros urbanos brasileiros. Através do estudo de caso da cidade do Salvador, analisa os determinantes sociais do medo contemporâneo, suas principais características e suas consequências para a vida urbana. O medo urbano, que afeta as cidades contemporâneas, é uma mescla de violência real com imaginários sociais, engendrados por diversos atores, como os meios de comunicação e o capital do medo que tem, na segurança privada e na oferta de enclaves fortificados, seus principais produtos. A proliferação dos referidos sentimentos têm contribuído para a transformação urbana das cidades, fazendo emergir um novo panorama espacial, marcado pelos processos de segregação e privatização urbana, novas formas de sociabilidade, notadamente aquelas pautadas em estratégias de evitação e preconceitos para com outros sujeitos urbanos e os grupos considerados perigosos e indesejáveis, e também uma militarização da questão urbana, com a emergência de discursos que defendem uma guerra contra o crime. A cidade do Salvador, assim como outros grandes centros brasileiros, se vê às voltas com essas características: medo, privatização, segregação e a transformação dos padrões de circulação pela cidade e das interações urbanas. Nesse sentido, o Artigo conclui como essas tendências se opõem aos ideais de urbanidade e civilidade que têm sido, tradicionalmente, associados ao próprio conceito de cidade.

Palavras-chave: Medo. Segregação. Violência. Enclaves fortificados. Espaço público – Salvador.

Publicado

2015-12-22

Como Citar

de Aguiar Arantes, R. (2015). A CIDADE DO MEDO: SEGREGAÇÃO, VIOLÊNCIA E SOCIABILIDADE URBANA EM SALVADOR. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (235), 45–73. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p45-73

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.