A CONSTRUÇÃO SOCIOLÓGICA DO OBJETO SINDICAL: NOTAS PARA UMA TEORIZAÇÃO DO SINDICALISMO

Autores

  • Selma Cristina Silva de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p153-171

Resumo

Os Estudos sobre o Sindicalismo, no Brasil, constituíram um campo multidisciplinar bastante rico que reúne pesquisadores de diversas áreas, tais como: Economia, Sociologia, História, Ciência Política, Direito etc. De um modo geral, constatamos que as Pesquisas sobre o Sindicalismo são ricas do ponto de vista empírico, porém, há uma certa lacuna, no nível de elaboração teórica - no sentido da ausência de um aparelho conceitual para se pensar este fenômeno. Este Artigo tem por objetivo estabelecer alguns parâmetros para a reflexão teórica acerca do Sindicalismo, a partir de uma Pesquisa bibliográfica, empreendida sobre a questão. Trata-se, portanto, de uma análise que busca compreender como a Sociologia vem tratando do objeto sindical. O Trabalho estrutura-se em três partes. Primeiramente, refletimos sobre a construção sociológica do objeto sindical. A seguir, apresentamos dois modos de apreensão do sindicalismo, pela Sociologia, quais sejam: as leituras do Sindicalismo como práticas discursivas e não discursivas. E, por fim, refletimos sobre o debate da polarização “sindicato versus movimento social”, para, no momento posterior, propor uma conceituação do sindicalismo.

Palavras-chave: Sindicalismo. Movimento social. Pesquisa teórica.

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Silva de Jesus, S. C. (2015). A CONSTRUÇÃO SOCIOLÓGICA DO OBJETO SINDICAL: NOTAS PARA UMA TEORIZAÇÃO DO SINDICALISMO. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (235), 153–171. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2015.n235.p153-171

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.