ESTRESSE E ENVOLVIMENTO PATERNO EM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Autores

  • Sara Maria Cunha Bitencourt Santos Universidade Católica do Salvador
  • Lúcia Vaz de Campos Moreira

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p949-972

Palavras-chave:

Estresse. Envolvimento paterno. Trabalho.

Resumo

Este estudo objetivou investigar quadros de estresse em servidores públicos de Salvador, e sua interferência no envolvimento paterno. Realizou-se estudo de casos múltiplos com quatro servidores, pais de criança(s) de zero a cinco anos, com nível superior de escolaridade. Eles preencheram a um “Formulário para levantamento de dados sociodemográficos”, ao “Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp” e responderam a uma entrevista semi-estruturada individual. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo qualitativa. Constatou-se que os pais com e sem estresse referiram um alto envolvimento com os filhos pequenos. Entretanto, os pais com estresse destacaram os impactos negativos do estresse na própria saúde e no envolvimento com os filhos, e os pais sem estresse relataram uma percepção mais positiva da vida e uma maior facilidade na conciliação de demandas profissionais e familiares. Conclui-se que, nos casos estudados, o estresse interferiu negativamente no envolvimento paterno.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Como Citar

Santos, S. M. C. B., & Campos Moreira, L. V. de. (2017). ESTRESSE E ENVOLVIMENTO PATERNO EM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (239), 949–972. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p949-972

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.