DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES DOCENTES E DISCENTES COM DEFICIÊNCIA, SOB O ESCOPO DA DIVERSIDADE E ALTERIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n252.p103-133

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Inclusão. Diversidade. Educação.

Resumo

O presente artigo pretende descrever e analisar as representações conceituais sobre Direitos Humanos e Inclusão social, tomando como comunidade alvo docentes e discentes da Universidade Católica do Salvador, pertencente ao biênio 2018/9. Verificar-se-á através de metodologia qualitativa os quatro eixos que compõem o objeto-tema (direitos humanos, inclusão social, diversidade e alteridade) descrevendo conteúdos a partir da experiência acadêmica e social permeadas na formação continuada (ensino, pesquisa, extensão) durante curso superior. Uso de levantamento bibliográfico e legislativo, com destaque às diretrizes do Plano Nacional e Estadual de Educação para Direitos Humanos, instituições do sistema de justiça nacional e estadual, planejamento e matrizes curriculares institucionais (Justiça e Educação Superior), também houve procedimento de coleta de dados junto aos sujeitos envolvidos na comunidade acadêmica, quais sejam, gestores/as, corpo docente e discente em suas múltiplas áreas e modalidades, buscando retratar e usar a abordagem de cartografia social para descrever e analisar as representações atinentes ao eixo da investigação.

Biografia do Autor

Antonio Carlos da Silva, Universidade Católica do Salvador

Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Leon (Espanha) - revalidado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-Brasil) e reconhecido pela Universidade de Coimbra (UC-Portugal). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Responsável pelas disciplinas "Estado, Políticas Sociais e Cidadania", "Fundamentos do Estado Social" e "Ética, Democracia e Direitos Humanos". Líder do Núcleo de Estudos sobre Educação e Direitos Humanos (NEDH/UCSal), com uma abordagem crítica sobre as categorias: Estado, Poder, Democracia, Direitos Humanos, Desenvolvimento, Crise e Ética (informações disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/LATTES - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3357576835351151). Professor visitante do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Espanha) (CNPq) e pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Integrante do Instituto Jurídico Portucalense, Portugal, na área de Democracia e governança para o século XXI. Experiência em gestão universitária (Assessoria de Relações Internacionais, Colegiado, Processos seletivos, orientação de pesquisa - desde graduação, iniciação científica, mobilidade internacional, mestrado e doutorado), arbitragem científica, organização de eventos). Articulista do Jornal A Tarde no campo educação, política e dirietos humanos

Matheus Martins de Oliveira, Universidade Católica do Salvador

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador. Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), Bolsista de Mestrado, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Educação e Direitos Humanos (NEDH/UCSal/CNPq).

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

da Silva, A. C., & Oliveira, M. M. de. (2021). DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES DOCENTES E DISCENTES COM DEFICIÊNCIA, SOB O ESCOPO DA DIVERSIDADE E ALTERIDADE. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 46(252), 103–133. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2021.n252.p103-133

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