REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS ENTRE MST, VIA CAMPESINA E UNIVERSIDADES: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA?

Autores

  • Carmen Verônica dos Santos Castro

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n232.p37%20-%2046

Resumo

Os cursos entre universidades e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, juntamente com a Via Campesina Brasil vêm se constituindo em experiências importantes para refletir as relações entre as universidades públicas e a sociedade através de atores sociais como os movimentos sociais. Já se somam, em cerca de dez anos, cerca de 80 convênios firmados entre o MST e a Via Campesina-Brasil com diversas universidades brasileiras. São cursos de agronomia, pedagogia, história, filosofia, entre outros, nos níveis de graduação, extensão e especialização. Trata-se de relações sociais com uma certa regularidade na formação de espaços para estudos sobre as realidades histórico-social, econômica e cultural brasileiras e a qualificação e formação de jovens, militantes e dirigentes, dentro e fora do campus universitário. As parcerias com as universidades são firmadas através de instituições dos movimentos sociais como o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária - ITERRA, no Rio Grande do Sul, que nos seus treze anos de atuação vem promovendo parcerias no Sul e em outras regiões do país com Instituições de Ensino Superior, principalmente públicas, através de professoras/es, técnicos e estudantes. E também com a Escola Nacional Florestan Fernandes, fundada em 2005, em São Paulo direcionada aos estudos de sociologia, filosofia, política, antropologia, etc. Estas experiências vêm sendo registradas e sistematizadas pelos próprios movimentos sociais envolvidos através das/os suas/seus educandas/os, educadoras/es e coordenações dos Cursos. E também sistematizados em parceria com algumas das Instituições e Programas como o NEAD e PRONERA do INCRA.

Downloads

Publicado

2008-12-17

Como Citar

Castro, C. V. dos S. (2008). REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS ENTRE MST, VIA CAMPESINA E UNIVERSIDADES: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA?. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (232), 37–46. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2008.n232.p37 - 46

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.