RUMOS DA IGREJA NO BRASIL

Autores

  • Cláudio Perani

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p181%20-%20187

Resumo

De 6 a 7 de julho de 1985, mais de 3 mil trabalhadores rurais provindos de várias Comunidades Eclesiais de Base - homens e mulheres, jovens e crianças - estavam presentes na Gruta da Soledade, no Santuário de Bom Jesus da Lapa, Bahia. Contavam sua vida, suas alegrias e seus sofrimentos, suas lutas, sua defesa e conquista da terra. Falavam de sua fé no Deus de Jesus Cristo, cantavam, rezavam, celebravam esta fé. A Missão da Terra, naquele momento, constituía-se na imagem de uma Igreja renovada, mais pobre e popular, que está nascendo no Brasil, ou melhor, que já nasceu, já se afirmou com determinadas características, das quais a primeira é o fato de o povo trabalhador assumir seu lugar dentro dela como protagonista e ator. Em síntese, esta é a visão da Igreja no Brasil que desejamos apresentar nestas linhas. O rumo novo já está claramente traçado. Evidentemente, existem tensões e contradições, novos desafios para a continuidade da caminhada; vários setores da Igreja ainda não entraram nesse rumo, outros estão oscilando na nova conjuntura. Mas a direção está dada e a caminhada continua, acumulando sempre mais forças - é nossa conclusão - sobretudo se olhamos o processo a partir de baixo, do povo em movimento. A nova conjuntura - política e eclesial - apresenta seus desafios. As interpretações divergem. Por consequência, também as orientações para o trabalho eclesial. Desejamos - a partir de uma análise sociológica - dar nossa opinião, não pretendendo prever o futuro, mas simplesmente descobrindo a situação atual e refletindo melhor sobre ela, para iluminar o caminho a ser percorrido. Os obstáculos e as tentações não faltam.

Downloads

Publicado

2009-06-17

Como Citar

Perani, C. (2009). RUMOS DA IGREJA NO BRASIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (233), 181–187. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p181 - 187

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.