O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES E A CUT

Autores

  • Cláudio Perani

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p61%20-%2073

Resumo

A partir da evolução da conjuntura política dos últimos 3-4 anos, colocam-se novos desafios para o movimento popular. A aparente facilidade - ao lado, evidentemente, de dificuldade diante da repressão etc. - que parecia existir, antes da tal de "abertura", para reconhecer o caminho a ser percorrido e conduzir uma ação unitária, veio menos pelas novas exigências de organização postas ao movimento popular pela conjuntura econômico-política e, também, pela maior visibilidade de várias tendências ideológico-partidárias presentes no movimento. Nesta situação é necessário aprimorar a análise, sem perder a referência fundamental que continua sendo em qualquer conjuntura o dado objetivo e histórico da luta concreta das classes populares em seus diferentes níveis. Pretendemos aqui simplesmente expor umas reflexões, necessariamente limitadas e genéricas pela complexidade do tema, a propósito da conjuntura em que se encontra o movimento popular, focalizando porém unicamente o movimento dos trabalhadores, considerado a partir das iniciativas para constituir a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o que limita ainda mais nosso trabalho.

Downloads

Publicado

2009-06-17

Como Citar

Perani, C. (2009). O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES E A CUT. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (233), 61–73. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2009.n233.p61 - 73

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.