A IGREJA NA AMAZÔNIA: CRIATIVIDADE, DINAMISMO E VITALIDADE

Autores

  • Cláudio Perani SJ

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n244.p231-242

Palavras-chave:

Amazônia. Igreja Católica. Missão.

Resumo

O Mutirão pela Amazônia pretende “sensibilizar todos os brasileiros para a questão da Amazônia [...]. Deseja que o Brasil todo volte seu olhar para a Amazônia e conheça suas riquezas e riscos diante da cobiça de muitos”. É sabido que o resto do Brasil e do mundo não tem um verdadeiro conhecimento da Amazônia. A região é vista como lugar de grandes riquezas, de tradição folclórica, de paisagens maravilhosas, mas a realidade mais importante – seus habitantes, com sua história, suas culturas e suas iniciativas – é esquecida. Penso que algo semelhante existe em relação à Igreja presente na Amazônia. Este trabalho enfocará a Igreja do ponto de vista mais positivo e otimista, salientando sua criatividade, seu dinamismo e sua vitalidade. Naturalmente, como todo organismo humano, ela tem seus limites e suas falhas. Isso não impede a existência de uma Igreja que cresceu muito e que apresenta novidades que podem inspirar outras Igrejas. Sendo impossível dar uma visão completa da situação atual da Igreja na Amazônia, neste espaço limitado, apresentaremos alguns tópicos que parecem mais significativos. Serão consideradas as novas estruturas eclesiais as comunidades, o papel dos leigos e das leigas, as pastorais sociais, o processo de enculturação e, por último, os dois documentos dos bispos locais que orientam a pastoral atual.

 

Downloads

Publicado

2018-09-20

Como Citar

Perani, C. (2018). A IGREJA NA AMAZÔNIA: CRIATIVIDADE, DINAMISMO E VITALIDADE. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (244), 231–241. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n244.p231-242

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.