SOCIEDADE CIVIL, MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGs NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n244.p219-230Palavras-chave:
Sociedade Civil. Movimentos Sociais. Organização Popular.Resumo
O tema Sociedade civil, movimentos sociais e ONGs no Brasil é extremamente interessante, atual e muito debatido hoje na conjuntura política brasileira. Penso que a razão principal seja, de um lado, a desconfiança em relação à política partidária. Está presente no meio popular um grande pessimismo ao considerar os políticos e suas instituições. Afirma-se facilmente que a política não muda nada, que os políticos são corruptos e visam somente seus interesses. Do outro lado, os próprios cientistas sociais – alguns deles - questionam hoje o caminho da política partidária, afirmando que quem decide é a economia globalizada que controla os vários governos e impõe seu poder. Com isso, partidos, Congresso, Governo perdem sua importância e são valorizados outros caminhos políticos como os vários movimentos sociais e outras iniciativas da sociedade civil.
Referências
MELUCCI, Alberto. A intervenção do presente: Os Movimentos Sociais nas Sociedades Contemporâneas, Petrópolis, Vozes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).