COOPERAÇÃO BRASIL-MOÇAMBIQUE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Ana Maria Ferreira Menezes UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Maria de Fátima Hanaque Menezes UNEB
  • Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cher Professora da Universidade Eduardo Mondlane. Directora do Centro de Ensino à Distância (CEND) da Universidade Educardo Mondlene (UEM) de Moçambique.

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n245.p689-709

Palavras-chave:

Cooperação Brasil-Moçambique. Ensino a Distância. Educação.

Resumo

No âmbito da cooperação Sul-Sul enquanto mecanismo de desenvolvimento conjunto entre países emergentes frente a desafios comuns identifica-se o Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique. Este Programa faz parte do acordo de cooperação cultural, entre o governo brasileiro e o governo moçambicano, no que tange à cooperação mútua no campo da educação. Neste contexto, salienta-se o objetivo deste trabalho que se constitui na investigação acerca da implantação do curso de administração pública, na modalidade à distância, que foi ofertado em Moçambique. O percurso metodológico envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica, documental, de uma pesquisa de campo e de análises qualitativas e quantitativas, visando ao cruzamento de dados obtidos com os indicadores socioeconômicos, sociocognitivos e tecnológicos. Para atingir o objetivo proposto percorreram-se os seguintes caminhos: em primeiro lugar, buscou-se compreender o que vem a ser a cooperação internacional para o desenvolvimento e interação de conhecimentos; em seguida, introduziu-se a questão da educação a distância numa perspectiva histórica; posteriormente, abordou-se a cooperação Brasil Moçambique através do estudo da implantação do curso de administração pública a distância; por fim, apresentaram-se alguns argumentos a título de conclusão.

 

Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira Menezes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Doutora em Administração Pública, mestre e graduada em Economia. Professora Plena do Departamento de Ciências Humanas do Campus I da Universidade do Estado da Bahia.

Maria de Fátima Hanaque Menezes, UNEB

Doutora em História da Arte. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora Permanente do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC. Integrante da equipe da pesquisa O Brasil na cooperação Sul-Sul: a América do Sul, África e BRICS.

Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cher, Professora da Universidade Eduardo Mondlane. Directora do Centro de Ensino à Distância (CEND) da Universidade Educardo Mondlene (UEM) de Moçambique.

Doutora em Multimedia em Educação. Professora da Universidade Eduardo Mondlane. Directora do Centro de Ensino à Distância (CEND) da Universidade Educardo Mondlene (UEM) de Moçambique.

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Publicado

2018-12-05

Como Citar

Menezes, A. M. F., Menezes, M. de F. H., & Cher, N. A. I. E. P. (2018). COOPERAÇÃO BRASIL-MOÇAMBIQUE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (245), 461–481. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2018.n245.p689-709

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

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