MOVIMENTOS SOCIAIS E LUTA ANTIMANICOMIAL: CONTEXTO POLÍTICO, IMPASSES E A AGENDA PRIORITÁRIA

Autores

  • Ana Paula Guljor Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ ENSP-FIOCRUZ-RJ
  • Paulo Amarante Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ ENSP-FIOCRUZ-RJ.

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2017.n242.p635-656

Palavras-chave:

Reforma Psiquiátrica, Saúde Mental, Políticas Públicas, Luta Antimanicomial.

Resumo

O processo de Reforma Psiquiátrica brasileiro é considerado uma referência no cuidado em Saúde Mental no mundo e hoje é uma política de Estado. Desde seu início, em fins da década de 70 até o momento atual, obteve inúmeras conquistas. Entre as principais está a lei nacional de saúde mental (10.216/01) e a constituição de uma rede de serviços territorial. Considera-se que a existência de um movimento social potente – o movimento da luta antimanicomial – foi o impulsionador desta trajetória e, ainda hoje, se constitui em um dispositivo fundamental na garantia de sua sustentabilidade. Este ensaio busca discutir, no marco temporal do processo de Reforma Psiquiátrica, aspectos que envolvem a luta antimanicomial, seu percurso e desafios na conjuntura em que hoje se apresenta. Parte-se do pressuposto de que esta é uma proposta de transformação da sociedade e não se restringe ao fechamento dos hospitais psiquiátricos. A partir do contexto histórico da luta por direitos na sociedade brasileira, em específico na conformação da luta antimanicomial como movimento social, articula a análise do atual momento político no âmbito internacional e da sociedade brasileira com uma perspectiva crítica, no sentido do fortalecimento da disputa de hegemonia de um modelo de cuidado em saúde mental o qual possui estreita relação com o processo civilizatório da sociedade e a luta pela democracia.

Biografia do Autor

Ana Paula Guljor, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ ENSP-FIOCRUZ-RJ

Psiquiatra. Phd Saúde Pública. Pesquisadora Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde mental e Atenção
Psicossocial/LAPS da Escola Nacional de Saúde Pública
Sérgio Arouca/ ENSP-FIOCRUZ-RJ

Paulo Amarante, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ ENSP-FIOCRUZ-RJ.


Psiquiatra. Phd em Saúde Púbica. Doutor Honoris causa
pela Universidad Popular Madres de La Plaza de Mayo.
Pesquisador Titular e Professor do Laboratório de Estudos
e Pesquisas em Saúde mental e Atenção Psicossocial/LAPS
da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/
ENSP-FIOCRUZ-RJ.

Downloads

Publicado

2018-03-10

Como Citar

Guljor, A. P., & Amarante, P. (2018). MOVIMENTOS SOCIAIS E LUTA ANTIMANICOMIAL: CONTEXTO POLÍTICO, IMPASSES E A AGENDA PRIORITÁRIA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (242), 635–656. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2017.n242.p635-656

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.