A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO: PARA ALÉM DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Arnon Marques Antunes Universidade Federal da Bahia
  • Gervásio Ferreira Santos Universidade Federal da Bahia
  • José Albertino Carvalho Lordêlo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2017.n242.p745-768

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação contextualizada.

Resumo

Este texto aborda os resultados obtidos por um projeto desenvolvido no âmbito escolar rural do semiárido baiano, para além dos muros da instituição. A metodologia, de inspiração freiriana, foi alicerçada no ensino socialmente referenciado na realidade do aluno. De acordo com os princípios desta metodologia, o aluno deve conhecer, analisar e transformar (Projeto CAT) a realidade do campo onde vive. A contextualização do conhecimento é fundamental para que o aluno possa ressignificar saberes e valores, possa aprender a viver, ler e intervir em sua realidade. Este sujeito ativo viria por meio da formação continuada dos professores, da produção de material didático contextualizado e da adoção de práticas pedagógicas e de gestão democrática.  Ainda como produto institucionalizado, pretendia-se convencer os municípios a destacar recursos do orçamento local para utilizar a referida metodologia de educação do campo contextualizada. A técnica de análise que produziu a presente discussão foi ancorada no modelo estatístico-econométrico de análise de regressão para isolar o efeito do programa a partir da coleta de dados entre grupos de tratamento e controle. Os resultados mostraram que houve diferenças estatísticas significativas entre escolas que adotaram e que não adotaram a metodologia. Propõese que a educação contextualizada se justifique pelos seus resultados em indicadores objetivos para além dos muros da escola, por um princípio de direito do sujeito em compreender o seu lugar e as relações que se estabelecem a partir dele nos vários planos da vida: social, político, econômico, ambiental e cultural.

Biografia do Autor

Arnon Marques Antunes, Universidade Federal da Bahia

Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades / IHAC / UFBA

Gervásio Ferreira Santos, Universidade Federal da Bahia

Professor Doutor do Departamento de Ciências Econômicas

José Albertino Carvalho Lordêlo, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação e Professor aposentado da Faculdade de Educação

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Publicado

2018-03-10

Como Citar

Antunes, A. M., Santos, G. F., & Lordêlo, J. A. C. (2018). A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO: PARA ALÉM DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (242), 745–768. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2017.n242.p745-768

Edição

Seção

Artigos

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