TEORIA CRÍTICA DA RAÇA E DA SOCIEDADE NOS ESTADOS UNIDOS

Autores

  • Tukufu Zuberi

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p464-487

Palavras-chave:

Raça. Teoria Crítica da Raça. Ciências Sociais.

Resumo

O artigo faz uma análise sobre a Teoria Crítica da Raça (TCR) no direito e sua relação com as teorias críticas da raça nas ciências sociais. Aborda a inserção de negros nas ciências sociais como agentes de mudança que desenvolveram as ideias antecedentes que a TCR introduziu no direito. Tendo como recorte principal a academia e sociedade estadunidenses, elucida que a crítica de acadêmicos e movimentos negros demonstra a função hegemônica e estruturalista das ciências sociais e traz a TRC como parte de um movimento contra o poder racial branco. Concordando com o apelo de Kimberlé Williams Crenshaw, em seu artigo Twenty Years of Critical Race Theory: Looking Back to Move Forward, por uma mais ampla definição da TCR e por uma próxima fase deste movimento para envolver acadêmicos de várias disciplinas, este artigo demonstra que o apelo de Crenshaw é visionário e um passo necessário para pesquisadores interessados no fim da supremacia branca e na elevação da ciência dos direitos humanos e da igualdade.

Biografia do Autor

Tukufu Zuberi

Professor de Relações Raciais e Professor de Sociologia e Estudos Africanos, na cadeira da família Lasry, da Universidade da Pensilvânia. O Professor Zuberi tem escrito extensivamente sobre raça, populações africanas e populações diaspóricas africanas. Em 2009 recebeu o prêmio Oliver Cromwell de melhor livro, por seu volume co-editado, “White Logic, White Methods”

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Zuberi, T. (2016). TEORIA CRÍTICA DA RAÇA E DA SOCIEDADE NOS ESTADOS UNIDOS. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (238), 464–487. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p464-487

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.