A DIALÉTICA CAPITAL E TRABALHO NO TRABALHO INFORMAL DE RUA NO BRASIL

Autores

  • Bruno José Rodrigues Durães Universidade Federal do Recôncavo Baiano

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p871-891

Palavras-chave:

Capital-trabalho. Trabalho informal. Capitalismo.

Resumo

Trata-se de uma análise teórica do conceito capital-trabalho de Marx, não tendo sido utilizada, de modo sistemático, nenhuma de suas obras. O objetivo foi ampliar a compreensão do conceito, de modo a não restringi-lo ao espaço do trabalho assalariado, passando a utilizá-lo também na análise do trabalho informal. Parte-se da compreensão de que o capital é antes de tudo relação social e a dialética capital-trabalho abarcaria relações contraditórias. Ou seja, parte-se da ideia de que o conceito não é estático. Seu prisma não se limita a segmentos da classe trabalhadora, ficando evidente que o capital atua em diversas frentes e a dialética é fundamental para dar conta do movimento da totalidade. Relacionou-se o trabalho formal com o informal, concluindo-se que o trabalho informal, como o do camelô de tecnologia, pode ser compreendido como uma relação similar a do capital-trabalho, que não é produtivo no sentido clássico da teoria do valor, mas o é indiretamente por atuar na esfera da circulação e por ser um lócus de trabalho, participando também da lógica geral de exploração do sistema capitalista.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Como Citar

Durães, B. J. R. (2017). A DIALÉTICA CAPITAL E TRABALHO NO TRABALHO INFORMAL DE RUA NO BRASIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (239), 871–891. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p871-891

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.