BARRAQUEIROS, AMBULANTES E FIEIS: ETNOGRAFIA VISUAL NAS FESTAS POPULARES E NO CARNAVAL DE SALVADOR DA BAHIA

Autores

  • Julie Sarah Lourau Silva UCSAL

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p994-1023

Palavras-chave:

Etnografia visual. Festas populares. Carnaval. Religião. Comércio informal.

Resumo

Trata-se de um registro fotográfico, realizado durante uma etnografia que se estendeu entre 2003 e 2012, nas festas populares e no carnaval de Salvador. A atenção principal foi o registro do dito “comércio informal” durante as festas e sua evolução em função da época e das regulamentações da Prefeitura Municipal, que trabalha no sentido de padronizar o informal e “embalar” bem o carnaval. Existe também, neste registro, uma certa sensibilidade para com os fiéis e sua fé.

Biografia do Autor

Julie Sarah Lourau Silva, UCSAL

Bolsista Posdoc CAPES/PNPD no PPG Políticas Sociais e Cidadania na Universidade Católica do Salvador, junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Violência, Democracia, Controle Social e Cidadania / Universidade Católica do Salvador (vice lîder). Professora auxiliar do quadro especial da Universidade Católica do Salvador. Doutora em Antropologia Social e Etnologia da École des Hautes Études en Sciences sociales (EHESS) sob a direção de Michel Agier e doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sob a direção de Maria Rosario de Carvalho (cotutela):  "Festas, turismo e identidades em Salvador da Bahia _ Os « pobres» do comércio de rua na «mega festa» carnaval (2013). Trabalha  sobre relações étnico raciais, mecanismos de segragação e antropologia da cidade. Possui mestrado em "Recherches comparées sur le développement" - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2005): Carnaval, espaço e trabalho em Salvador da Bahia, orientada por Michel Agier e uma graduação em Artes do espetaculo - Université ParisVIII (2001) "A encarnação do imaginário : as festas de São João em Salvador da Bahia esses trinta últimos anos", orientada por Jean-Marie Pradier. Membro do Instituto Interdisciplinar de Antropologia do contemporâneo (LAU/IIAC) - Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris) e do Grupo de Estudos sobre os Povos Indígenos do Nordeste Brasileiro da Universidade Federal da Bahia. Sócio efetiva da Associação brasileira de antropologia (ABA) desde 2014.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Como Citar

Lourau Silva, J. S. (2017). BARRAQUEIROS, AMBULANTES E FIEIS: ETNOGRAFIA VISUAL NAS FESTAS POPULARES E NO CARNAVAL DE SALVADOR DA BAHIA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (239), 994–1023. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n239.p994-1023

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.