MULHERES E CONTROLE POLICIAL NO RECIFE DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Marilia Montenegro Pessoa de Mello Universidade Católica de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco
  • Manuela Abath Valença Universidade Católica de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p659-677

Palavras-chave:

Controle Policial. Início do século XX. Mulheres. Criminologia Crítica. Feminismo.

Resumo

Como interpretar a atividade policial no início do século? Que significado tinham essas prisões? Quem era alvo do olhar policial? Essas perguntas orientaram a elaboração desse trabalho e, certamente ainda não estão respondidas por completo. Procuramos, entretanto, neste trabalho, lançar alguns olhares interpretativos a partir da criminologia crítica, da teoria feminista e do trabalho empírico realizado com as prisões ocorridas no ano de 1920 na cidade do Recife. Na primeira parte deste trabalho, apresentaremos uma discussão teórica sobre controle punitivo no início do século XX, baseada nas leituras foucaultianas sobre sociedade disciplinar. Embora a aplicabilidade dessa teoria em nossa realidade não seja possível sem as devidas críticas, a obra de Michel Foucault parece bastante útil para interpretar como o sistema penal seleciona um sujeito delinquente específico, por ele construído. Em um segundo momento, discutimos como o direito penal tradicionalmente representou as mulheres e, a partir daí, fazemos uma discussão sobre controle punitivo sobre elas. Quem eram, no início da era republicana, as mulheres entendidas como criminosas? Partindo dessa pergunta, chegamos à terceira etapa deste trabalho, na qual procuramos interpretar as prisões policiais realizadas no ano de 1920, no Recife, atentando para o padrão de seleção por ela utilizado.

Biografia do Autor

Marilia Montenegro Pessoa de Mello, Universidade Católica de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Criminologia e Direito Penal da Universidade Federal e da Universidade Católica de Pernambuco.

Manuela Abath Valença, Universidade Católica de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutoranda em Direito pela Universidade Nacional de Brasília (UnB). Professora de Teoria Geral do Estado e Processo Penal da Universidade Federal e da Universidade Católica de Pernambuco

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Mello, M. M. P. de, & Valença, M. A. (2016). MULHERES E CONTROLE POLICIAL NO RECIFE DO INÍCIO DO SÉCULO XX. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (238), 659–677. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n238.p659-677

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.