A CONTRA-REFORMA AGRÁRIA E OS CAMINHOS DA DESARTICULAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

Autores

  • Nelson Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2006.n224.p6%20-%2023

Resumo

Neste ensaio, pretende-se efetuar uma interpretação crítica de um arraigado anti-reformismo que permeia não apenas práticas e iniciativas políticas dos grandes proprietários de terra, mas que gradualmente tende a se tornar consensual entre os mais distintos setores de uma burguesia emergente, e numa ideologia do conjunto das classes dominantes do país. Suas premissas fundamentais são: primeiro, que as mais importantes articulações políticas efetuadas entre finais do Império e início do período republicano, ao se restringirem fundamentalmente à defesa do latifundismo vigente, se tornaram determinantes não só para o futuro da agricultura latifundiária mas, sobretudo, para o caráter que passa a ser assumido pelas lutas por democratização no Brasil; segundo, que, nas mais distintas conjunturas, a condução política da administração governamental, subordinada a determinações quase exclusivas desses núcleos mais influentes de poder fundiário, e de seus aliados no capital comercial, além de repercutir numa conformação estatal profundamente autoritária que passa a brotar a partir daí responde pela construção de uma das economias mais socialmente desarticuladas do mundo capitalista, na sua tradução mais concreta de exclusão social. As posturas anti-reformistas das classes proprietárias, no geral, e das agrárias, em particular, são tomadas aqui como expressão maior (ou condição) para a efetivação de um pacto anti-republicano que não só demarca os limites de uma ordem sócio-política como estabelece os marcos de um projeto de nação que, de tão esgarçado, tende a se projetar como algo quase sempre politicamente inacabado.

Downloads

Publicado

2016-06-17

Como Citar

Oliveira, N. (2016). A CONTRA-REFORMA AGRÁRIA E OS CAMINHOS DA DESARTICULAÇÃO SOCIAL NO BRASIL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (224), 6–23. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2006.n224.p6 - 23

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.