PRÁTICAS PARTICIPATIVAS E CLIENTELISMO POLÍTICO: A LÓGICA DAS EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO INTEGRADA
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2007.n225.p67%20-%2083Resumo
Este artigo tem como objeto as experiências de gestão integrada que envolvem governo e sociedade no processo de elaboração e implantação de políticas públicas. Trata-se de um novo formato que permite a intervenção da sociedade civil organizada nos assuntos públicos, levando à participação da população na definição de uma agenda de prioridades a ser considerada pelos representantes do Poder Público. Dentre as formas de gestão integrada mais conhecidas estão os conselhos setoriais municipais, os fóruns de debate e o orçamento participativo. Este novo modelo de gestão pública vem sendo posto em prática em diversas localidades brasileiras, sobretudo a partir da década de 1980, num contexto de crise fiscal do Estado e de redemocratização.Downloads
Publicado
2016-06-17
Como Citar
Cruz, G. D. R. (2016). PRÁTICAS PARTICIPATIVAS E CLIENTELISMO POLÍTICO: A LÓGICA DAS EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO INTEGRADA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, (225), 67–83. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2007.n225.p67 - 83
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