APRESENTAÇÃO: FORMAS PERIFÉRICAS DE MORAR: CONFLITOS, REGULAÇÕES E INSURGÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n260.p417-429Palavras-chave:
Formas periféricas de morar, Insurgências, Conflitos, Regulação, Política UrbanaResumo
O presente texto apresenta o segundo dos dois volumes do dossiê Formas periféricas de morar: violências, insurgências e regulações, que trata de questões que atravessam a “habitação popular”, como grande temática, estimulando as reflexões críticas, o registro e a análise de práticas insurgentes pelo direito à moradia e a cidade. O volume 2 abriga temas sobre a produção e regulação do espaço urbano, práxis e estratégias de luta, além de habitação e urbanização dos territórios periféricos. Dessa forma discute a dinâmica de produção do espaço urbano periférico, os programas e políticas habitacionais e a agenda da moradia popular nos dias atuais. De modo geral, os textos elegem a realidade urbana brasileira contemporânea como objeto de análise.
Referências
LIMA, Adriana N. V.; IVO, Any B. L.; MOURAD, Laila N.; REIS, Lysie; VALVERDE, Thaianna de S. Apresentação: Formas periféricas de morar: conflitos, regulações e insurgências. Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades. Salvador/Recife, v. 48, n. 260, p. 417-429, set./dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n260.p417-429.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Nogueira Vieira Lima, Any Brito Leal Ivo, Laila Nazem Mourad, Lysie Reis, Thaianna de Souza Valverde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).