APRESENTAÇÃO: FORMAS PERIFÉRICAS DE MORAR: CONFLITOS, REGULAÇÕES E INSURGÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n260.p417-429

Palavras-chave:

Formas periféricas de morar, Insurgências, Conflitos, Regulação, Política Urbana

Resumo

O presente texto apresenta o segundo dos dois volumes do dossiê Formas periféricas de morar: violências, insurgências e regulações, que trata de questões que atravessam a “habitação popular”, como grande temática, estimulando as reflexões críticas, o registro e a análise de práticas insurgentes pelo direito à moradia e a cidade. O volume 2 abriga temas sobre a produção e regulação do espaço urbano, práxis e estratégias de luta, além de habitação e urbanização dos territórios periféricos. Dessa forma discute a dinâmica de produção do espaço urbano periférico, os programas e políticas habitacionais e a agenda da moradia popular nos dias atuais. De modo geral, os textos elegem a realidade urbana brasileira contemporânea como objeto de análise.

Biografia do Autor

Adriana Nogueira Vieira Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFBA). Professora de Direito na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Profa. colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA.

Any Brito Leal Ivo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UFRJ). Professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFBA).

Laila Nazem Mourad, Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFBA). Professora do Programa de Pós-graduação em Território, Ambiente e Sociedade da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Coordenadora do grupo de pesquisa Territórios em Resistência.

Lysie Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em História Social (UFBA). Pós-Doutorado na Universidade do Porto. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET) e do Curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão “Direito à Cidade” (GPDAC).

Thaianna de Souza Valverde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Teoria e Filosofia do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL-IESP/UERJ).

Referências

LIMA, Adriana N. V.; IVO, Any B. L.; MOURAD, Laila N.; REIS, Lysie; VALVERDE, Thaianna de S. Apresentação: Formas periféricas de morar: conflitos, regulações e insurgências. Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades. Salvador/Recife, v. 48, n. 260, p. 417-429, set./dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n260.p417-429.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Lima, A. N. V., Leal Ivo, A. B., Mourad, L. N., Reis, L., & Valverde, T. de S. (2023). APRESENTAÇÃO: FORMAS PERIFÉRICAS DE MORAR: CONFLITOS, REGULAÇÕES E INSURGÊNCIAS. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 48(260), 417–429. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n260.p417-429

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.