AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA INOVADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n261.p255-270

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias digitais, Inovação

Resumo

Este artigo analisa a questão do uso das tecnologias na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando este processo como inovador da aprendizagem dos educandos. Nesta perspectiva, destacamos como objetivo central desta investigação refletir sobre o uso das tecnologias em sala de aula das classes da EJA, dialogando com diferentes autores que corroboram com a temática abordada, considerando o processo de transformação digital nas escolas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como dispositivo a investigação bibliográfica, sendo que a coleta das informações foi realizada a partir do levantamento de autores e a análise de ideias propostas em artigos, revistas científicas e livros acerca do tema investigado. Conclui-se que as tecnologias educacionais digitais potencializam a aprendizagem, possibilitam a efetivação de aulas dinâmicas e colaborativas, democratizam o acesso a informação e ao conhecimento, com a inclusão dos estudantes da EJA no mundo digital, promovendo a equidade social.

Biografia do Autor

Danielle Sobral Porto Costa, Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED)

Professora e vice-diretora da Rede Municipal na Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED). Mestra do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da UNEB. Integrante do Grupo de Pesquisa – Gestão, organização e Políticas Públicas em Educação.

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pela UFBA. Professor Titular pleno pela Universidade do Estado da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa – Gestão, organização e Políticas Públicas em Educação – CNPQ. 

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Costa, D. S. P., & Amorim, A. (2024). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA INOVADORA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 49(261), 255–270. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n261.p255-270

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