A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BRASIL: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE MORADIA FEDERAIS BRASILEIRAS E REFLEXÕES SOBRE O CASO ADECOL EM LONDRINA/PR COMO OUTRA PERSPECTIVA POSSÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n260.p631-654

Palavras-chave:

Habitação de Interesse Social, Espaço, Moradia, Relações de Poder

Resumo

Considerando a produção do espaço como processo envolto às relações de classes, a moradia, na sociedade capitalista, é transformada em mercadoria. Com isso, defende-se que na realidade brasileira, as ações promovidas pelo Estado burguês, visaram beneficiar principalmente o desenvolvimento do capital ao invés vez de democratizar o acesso a moradia. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é promover uma reflexão acerca da habitação de interesse social por meio da análise das políticas públicas de moradia promovidas pela esfera federal no Brasil no século XX e XXI. A justificativa da proposta tem como base a importância de analisar as políticas públicas visando aprimorá-las no futuro e na necessidade de promover o debate sobre habitação que é uma questão ainda não resolvida no Brasil. Sendo uma pesquisa teórica-reflexiva, os procedimentos metodológicos consistiram em revisão bibliográfica, pesquisas e debates de ideias relacionadas à temática. Os resultados indicam que os programas federais brasileiros promoveram as habitações de interesse social com as contradições de seu processo histórico, surgindo a necessidade de perspectivas alternativas, no qual o artigo traz, como exemplo, o caso da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina (ADECOL) em Londrina/PR.

Biografia do Autor

Osmar Fabiano de Souza Filho, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando, sendo bolsista da Capes, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2023. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas de planejamento urbano e regional, formação socioespacial, habitação de interesse social, produção do espaço urbano e ensino de geografia. 

Léia Aparecida Veiga, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Estágio de Pós-Doutorado em Geografia pela UEL. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade estadual de Londrina. Têm conhecimento e experiência em trabalhos correlatos à docência no Ensino Básico, no Ensino Superior, na Pós-Graduação e também como geógrafa.

Referências

ADECOL. Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina. Regimento Interno, 2014. Disponível em: https://www.adecol.org/ Acesso em: fev.2023

AZEVEDO, Sérgio de; ANDRADE, Luís Aureliano Gama de. Habitação e poder: da Fundação da Casa Popular ao Banco Nacional Habitação. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 1982.

BONDUKI, Nabil Georges. Origens da habitação social no Brasil. São Paulo: Análise social, 2017.

BUONFIGLIO, Leda Velloso. Habitação de interesse social. Mercator, Fortaleza, v. 17, p. e17004, 2018.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. [S.l.]: Boitempo Editorial, 2016.

ENGELS, Friedrich. Sobre a questão da moradia. [S.l.]: Boitempo Editorial, 2015.

FERNANDES, Gelson Paulo. Habitação de interesse social: moradia adequada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016..

HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço urbano. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

MARICATO, Ermínia. Para entender a crise urbana. CaderNAU, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 11-22, 2015.

SHIMBO, Lúcia Zanin. Habitação social, habitação de mercado: a confluência entre Estado, empresas construtoras e capital financeiro. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Souza Filho, O. F. de, & Veiga, L. A. (2023). A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BRASIL: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE MORADIA FEDERAIS BRASILEIRAS E REFLEXÕES SOBRE O CASO ADECOL EM LONDRINA/PR COMO OUTRA PERSPECTIVA POSSÍVEL. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 48(260), 631–654. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n260.p631-654

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.