EDITORIAL – TUDO OUTRA VEZ: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O TERCEIRO MANDATO DE LULA
DOI:
https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n257.p443-454Palavras-chave:
Movimentos Sociais, Sujeito Coletivo, Eleições, Políticas Públicas, DiscursoResumo
O contexto não é dos mais fáceis para os movimentos sociais das classes trabalhadoras das cidades e do campo. São sete anos seguidos de retrocessos sociais e político-institucionais. A vitória eleitoral do PT e aliados sobre a perspectiva fascista é um alívio, mas não significa a derrota da extrema direita e sua expressão atual, o bolsonarismo, como manifestação dos interesses mais egoístico-corporativos dos de cima. Desafogo também tivemos nós dos Cadernos do Ceas, que conseguimos superar agora definitivamente, acreditamos, mais um problema técnico com a nossa plataforma digital, finalmente atualizada e funcionando normalmente. Como todos os democratas se sentem leves pela derrota do 08 de janeiro, nós editores e colaboradores desta revista, sentimo-nos duplamente aliviados, pela derrota do golpe dado pela extrema direita em 08 de janeiro de 2023 e pela retomada dos Cadernos. Seguimos, todos, vivos e firmes, prontos para seguir peleando, e agora publicando a edição n. 257, do v. 48, correspondente ao último quadrimestre de 2022. Devido a este atraso, foi possível vivenciar os primeiros 180 dias do novo governo e perscrutar as perspectivas das lutas sociais futuras à moda de editorial. Continuei lendo o texto a partir do PDF...
Referências
CUNHA, J.; BORGES, A.; VICENTE, M. EDITORIAL – TUDO OUTRA VEZ: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O TERCEIRO MANDATO DE LULA. Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 47, n. 257, p. 443-454, set./dez., 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joaci de S. Cunha, Ângela Maria Carvalho Borges, Mariano Vicente da Silva Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).