EDITORIAL – TUDO OUTRA VEZ: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O TERCEIRO MANDATO DE LULA

Autores

  • Joaci de S. Cunha Universidade Católica do Salvador (UCSAL); Centro de Estudos e Ação Social (CEAS)
  • Ângela Maria Carvalho Borges Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) https://orcid.org/0000-0002-6974-7984
  • Mariano Vicente da Silva Filho Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

DOI:

https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n257.p443-454

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Sujeito Coletivo, Eleições, Políticas Públicas, Discurso

Resumo

O contexto não é dos mais fáceis para os movimentos sociais das classes trabalhadoras das cidades e do campo. São sete anos seguidos de retrocessos sociais e político-institucionais. A vitória eleitoral do PT e aliados sobre a perspectiva fascista é um alívio, mas não significa a derrota da extrema direita e sua expressão atual, o bolsonarismo, como manifestação dos interesses mais egoístico-corporativos dos de cima. Desafogo também tivemos nós dos Cadernos do Ceas, que conseguimos superar agora definitivamente, acreditamos, mais um problema técnico com a nossa plataforma digital, finalmente atualizada e funcionando normalmente. Como todos os democratas se sentem leves pela derrota do 08 de janeiro, nós editores e colaboradores desta revista, sentimo-nos duplamente aliviados, pela derrota do golpe dado pela extrema direita em 08 de janeiro de 2023 e pela retomada dos Cadernos. Seguimos, todos, vivos e firmes, prontos para seguir peleando, e agora publicando a edição n. 257, do v. 48, correspondente ao último quadrimestre de 2022. Devido a este atraso, foi possível vivenciar os primeiros 180 dias do novo governo e perscrutar as perspectivas das lutas sociais futuras à moda de editorial. Continuei lendo o texto a partir do PDF...

Biografia do Autor

Joaci de S. Cunha, Universidade Católica do Salvador (UCSAL); Centro de Estudos e Ação Social (CEAS)

Pós-doutor pelo Programa de Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador - UCSal (2020), onde é professor colaborador; é Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestre em História e Bacharel em Direito pela mesma universidade. Tem experiência docente e em pesquisa nas áreas de Brasil Republicano, Direito e Movimentos Sociais, além de História Econômica. É assessor do Centro de Estudos e Ação Social e atual coeditor científico da revista Cadernos do CEAS.

Ângela Maria Carvalho Borges, Centro de Estudos e Ação Social (CEAS)

Doutora, mestre e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do CEAS e coeditora da Cadernos do CEAS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, discutindo principalmente os temas relacionados com o mercado de trabalho e com o processo de flexibilização e precarização das relações de trabalho.

Mariano Vicente da Silva Filho, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Mestrado pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Digital Strategy e Publicitário pela mesma Instituição. Editor do Portal de Periódicos Unicap e coeditor da Cadernos do CEAS.

Referências

CUNHA, J.; BORGES, A.; VICENTE, M. EDITORIAL – TUDO OUTRA VEZ: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O TERCEIRO MANDATO DE LULA. Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 47, n. 257, p. 443-454, set./dez., 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Cunha, J. de S., Borges, Ângela M. C., & Silva Filho, M. V. da. (2022). EDITORIAL – TUDO OUTRA VEZ: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O TERCEIRO MANDATO DE LULA. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, 47(257), 443–454. https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n257.p443-454

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.