Capa da Cadernos do CEAS

Sobre a Revista

Os Cadernos do CEAS buscam discutir criticamente temas diversos, que se relacionam com questões sociais, sempre na perspectiva de analisar a realidade brasileira em sua inserção internacional, apontando as iniciativas das classes trabalhadoras como caminho para a superação das situações de opressão e dos seus traços mais perversos, com o resgate da gigantesca desigualdade social que torna o Brasil um caso único e extremo entre os países industrializados.

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DOSSIÊ “JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO”

2024-07-09

Organizadores: Aparecida Neri de Souza (UNICAMP) e  Luiz Paulo Jesus de Oliveira (UFRB)

Resumo

A presente proposta temática de dossiê submetida à Revista Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades, do Centro de Estudos e Ação Social - CEAS (Salvador - Bahia) em parceria com a Universidade Católica do Salvador (UCSal), através do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, e com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), visa problematizar a temática juventude, trabalho e educação. Essa proposta se baseia nos resultados de pesquisas desenvolvidos por pesquisadoras e pesquisadores de diversas regiões do país, que abordam as múltiplas faces das experiências dos jovens que vivenciam as situações de trabalhar e estudar no contexto brasileiro de pós-golpe de 2016, das contrarreformas neoliberais (trabalhista, previdenciária e do ensino médio), da pandemia da Covid-19 e da necropolítica do governo ultraconservador anterior.

Palavras-chave: Jovens trabalhadores. Transição escola-trabalho. Inserção no mercado de trabalho.

Submissões até 31/10/2024. | Acesse: Diretrizes para autores e submissões.

Saiba mais sobre DOSSIÊ “JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO”

Edição Atual

v. 48 n. 260 (2023): Dossiê Formas periférias de morar: violências, insurgências e regulações (Parte II)
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Publicado: 2023-12-29

Editorial

  • APRESENTAÇÃO: FORMAS PERIFÉRICAS DE MORAR: CONFLITOS, REGULAÇÕES E INSURGÊNCIAS

    Adriana Nogueira Vieira Lima, Any Brito Leal Ivo, Laila Nazem Mourad, Lysie Reis, Thaianna de Souza Valverde
    417-429
    DOI: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2023.n260.p417-429

Dossiê

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