Capa da Cadernos do CEAS

Sobre a Revista

Os Cadernos do CEAS buscam discutir criticamente temas diversos, que se relacionam com questões sociais, sempre na perspectiva de analisar a realidade brasileira em sua inserção internacional, apontando as iniciativas das classes trabalhadoras como caminho para a superação das situações de opressão e dos seus traços mais perversos, com o resgate da gigantesca desigualdade social que torna o Brasil um caso único e extremo entre os países industrializados.

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DOSSIÊ “JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO”

2024-07-09

Organizadores: Aparecida Neri de Souza (UNICAMP) e  Luiz Paulo Jesus de Oliveira (UFRB)

Resumo

A presente proposta temática de dossiê submetida à Revista Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades, do Centro de Estudos e Ação Social - CEAS (Salvador - Bahia) em parceria com a Universidade Católica do Salvador (UCSal), através do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, e com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), visa problematizar a temática juventude, trabalho e educação. Essa proposta se baseia nos resultados de pesquisas desenvolvidos por pesquisadoras e pesquisadores de diversas regiões do país, que abordam as múltiplas faces das experiências dos jovens que vivenciam as situações de trabalhar e estudar no contexto brasileiro de pós-golpe de 2016, das contrarreformas neoliberais (trabalhista, previdenciária e do ensino médio), da pandemia da Covid-19 e da necropolítica do governo ultraconservador anterior.

Palavras-chave: Jovens trabalhadores. Transição escola-trabalho. Inserção no mercado de trabalho.

Submissões até 31/10/2024. | Acesse: Diretrizes para autores e submissões.

Saiba mais sobre DOSSIÊ “JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO”

Edição Atual

v. 49 n. 261 (2024): Dossiê Justiça climática, Organizações Internacionais e Cooperação: desafios para a Agenda 2030 no Brasil
Foto de índios, em destaque uma indígena. Créditos: Capa: Lilian Oliveira; Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom (Agência Brasil/Fotos Públicas)

Dossiê coordenado pelas pesquisadoras Denise Vitale e Danielle Hanna Rached.

Capa: Foto com destaque para uma jovem de etnia indígena e informações do número da Cadernos do CEAS. Elaboração: Lilian Oliveira (Portal de Periódicos Unicap); Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom (Agência Brasil).

Publicado: 2024-04-30

Editorial

Entrevista

Artigos Dossiê

Artigos Temática Livre

  • MOVIMENTOS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE: UM OLHAR A PARTIR DA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL

    José Artur Tavares de Brito
    228-254
    DOI: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n261.p228-254
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA INOVADORA

    Danielle Sobral Porto Costa, Antonio Amorim
    255-270
    DOI: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2024.n261.p255-270
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